FINEST BELGIAN CHOCOLATE
PREPARADO NA BÉLGICA DA AMÊNDOA À BARRA DESDE 1911
Criar um excelente chocolate é uma arte? Ou ciência? Bem, nós acreditamos que são os dois. Dedicamos mais de 100 anos a aperfeiçoar nosso ofício e fazer um chocolate melhor.
ONDE COMPRAMOS NOSSAS AMÊNDOAS DE CACAU
Para criar um sabor perfeitamente equilibrado do seu chocolate, nós adquirimos amêndoas provenientes de:
- Costa do Marfim: pelo corpo intenso
- Gana: por seus frutos
- Equador: por seu amargor
CRESCIMENTO DE AMÊNDOAS DE CACAU 100% RASTREÁVEIS
Para a nossa massa de cacau, compramos diretamente amêndoas de cacau de comunidades de produtores participantes do programa Cocoa Horizons. Através de treinamento, incentivos financeiros e empoderamento, nosso objetivo é criar comunidades prósperas e auto-suficientes de produtores.
CRESCIMENTO E COLHEITA
Demora cerca de 4-6 meses para os frutos de cacau crescerem de flores polinizadas a cacau maduro. Existem 2 épocas de colheita:
• a estação principal, de outubro a janeiro
• a estação menor, de maio a junho
Após a colheita, as amêndoas de cacau são coletadas e deixadas para descansar e amadurecer mais um dia. Para nossos Finest Belgian Chocolates, usamos apenas as amêndoas da colheita principal de cacau. Eles são maiores e trazem mais sabor ao nosso chocolate.
AVALIAÇÃO DA COLETA E DA QUALIDADE
Os sacos de de cacau de amêndoas diferentes aldeias ou comunidades são coletados e levados ao armazém distrital. Os diferentes distritos trazem para o armazém portuário.
São coletadas amostras de todos os lotes de cacau recebidos e verificados quanto à umidade, ao tamanho da amêndoa e impurezas ou imperfeições. Com base nessas informações, um lote recebe uma nota final.
ENVIO
Os sacos de juta são carregados em containers à prova de água em um navio. Sua jornada para o porto de Antuérpia (Bélgica) pode começar e levará até 6 semanas.
Na Callebaut, garantimos que nossas amêndoas sejam submetidas a verificações completas de qualidade
desde o país de origem até o porto de Antuérpia. Essa jornada
de qualidade constante continua até que a mistura final da amêndoa de cacau seja composta.
Siga o chocolatier Hakan e as amêndoas de cacau
de Gana até o Porto de Antuérpia
Faça um tour no laboratório de Qualidade Global da Callebaut
A combinação perfeita de amêndoas de cacau?
Descubra como a criamos
Sabor equilibrado: o que isso significa?
Descubra como criamos a perfeita harmonia de sabores.
CHEGADA E VERIFICAÇÃO DE QUALIDADE
Quando o navio chega, os sacos de amêndoas de cacau são armazenado em nosso armazém belga. De cada lote de cacau, são colhidas amostras de vários sacos para representar o lote. Essas amostras são testados em uma ampla variedade de parâmetros: teor de umidade em gordura
AMOSTRAGEM DOS PERFIS DE GOSTO
O cacau é um produto natural. Isso significa que o o sabor da amêndoa varia de acordo com a sua origem e condições sazonais específicas. Para entender o potencial de sabor de cada lote de amêndoa, coletamos amostras e as processamos em liquor de cacau. O liquor é então provado para criar um perfil de sabor.
![callebaut_bean-to-bar_quality_check_heroupdated[1]](https://rosachoc.pt/mobile/wp-content/uploads/2020/08/callebaut_bean-to-bar_quality_check_heroupdated1.png)
![callebaut_bean-to-bar_cocoa_bean_blend_heroupdated_0[1]](https://rosachoc.pt/mobile/wp-content/uploads/2020/08/callebaut_bean-to-bar_cocoa_bean_blend_heroupdated_01.png)
COMPOSIÇÃO DA MISTURA
Para garantir consistência em todos os nossos chocolates. Criamos uma mistura de amêndoas de cacau que nos dará o sabor exato de chocolate que buscamos. As amêndoas dessa mistura são provenientes de diferentes lotes de três países diferentes. Nosso Mestre Blender ajusta a mistura de amêndoas de cacau com base em seus perfis de sabor.
AMÊNDOA TORRADA INTEIRA
Após limpar e misturar as amêndoas de cacau de acordo com a receita do Mestre Blender. Nós torramos as amêndoas inteiras bem protegidas em suas cascas. Nós aplicamos esse método de torrefação desde o começo, em 1911. Ele desperta e preserva o potencial de sabor e todos os aromas em cada amêndoas de cacau.
QUEBRA E SEPARAÇÃO
Após a torrefação, as amêndoas são partidas e as cascas separadas das preciosas amêndoas de cacau ou nibs. Queremos que os nibs sejam os mais puros
possíveis, antes de processá-los.
![callebaut_bean-to-bar_roasting_cocoa_beans_heroUPDATED[2]](https://rosachoc.pt/mobile/wp-content/uploads/2020/08/callebaut_bean-to-bar_roasting_cocoa_beans_heroUPDATED2.png)
![callebaut_bean-to-bar_cocoa-liquor_heroupdated[1]](https://rosachoc.pt/mobile/wp-content/uploads/2020/08/callebaut_bean-to-bar_cocoa-liquor_heroupdated1.png)
LIQUOR DE CACAU FINO
Os nibs de cacau torrados são moídos de maneira cada vez mais fina para obter um liquor de cacau líquido, extremamente fino e poderoso. Este liquor é o coração e a alma dos nossos chocolates: determina o seu sabor, caráter e intensidade.
MISTURA COM OUTROS INGREDIENTES
O liquor de cacau é misturado com açúcar e baunilha para chocolate amargo e com leite em pó para produzir chocolate ao leite. As proporções e seleção de açúcares ou leites específicos podem variar dependendo da receita nossos Master Chocolate Makers querem criar.
![callebaut_bean-to-bar_mixing_cocoa_heroupdated[1]](https://rosachoc.pt/mobile/wp-content/uploads/2020/08/callebaut_bean-to-bar_mixing_cocoa_heroupdated1.png)
![callebaut_bean-to-bar_refining_hero-updated[1]](https://rosachoc.pt/mobile/wp-content/uploads/2020/08/callebaut_bean-to-bar_refining_hero-updated1.png)
REFINANDO OS INGREDIENTES
Quando os ingredientes estão bem misturados, eles são refinados em um refinador de 5 rolos. Dessa forma, obtemos as partículas mais finas possíveis na massa de chocolate, que fará o chocolate parecer suave e sedoso quando você for prová-lo.
CONCHAGEM
Conchagem é a agitação contínua da massa de chocolate a uma temperatura que pode atingir 70-80°C. Durante esse processo, nós nos livramos também de sabores ácidos e voláteis. Isso os faz evaporar do chocolate. Além disso, esse processo cria um chocolate com sabor homogêneo. Para quebrar alguns mitos: processos de conchagem mais longos não oferecem um melhor chocolate. Deve levar apenas o tempo necessário para desenvolver o sabor perfeitamente redondo e equilibrado preservando as notas refrescantes e frutadas.
TESTE DE FLUIDEZ
No final do processo de conchagem, testaremos a fluidez e – se necessário – ajustando-a adicionando mais manteiga de cacau. O chocolate é agora armazenado em tanques por alguns dias.
![callebaut_bean-to-bar_conching_heroupdated[1]](https://rosachoc.pt/mobile/wp-content/uploads/2020/08/callebaut_bean-to-bar_conching_heroupdated1.png)
![callebaut_bean-to-bar_packaging_heroupdated[1]](https://rosachoc.pt/mobile/wp-content/uploads/2020/08/callebaut_bean-to-bar_packaging_heroupdated1.png)
MOLDAGEM OU FORMA
Nós temperamos o chocolate para criar cristais B estáveis na manteiga de cacau. Então, nosso chocolate ganha sua forma familiar: em blocos de 5 kg ou Callets™, fáceis de dosar, derreter ou temperar.
EMBALAGEM E ARMAZENAMENTO
Todos os blocos e Callets™ são embalados em papel alumínio para preservar todo o sabor e aromas do nosso chocolate. Armazenamos por alguns dias a semanas em perfeitas condições, longe da luz, calor, umidade e odores. Assim que o nosso chocolate chega à sua cozinha, ele está pronto para você deixar a sua marca.
Leave a Reply