Preto, Leite, Branco… & Rubi?

Preto, Leite, Branco… & Rubi?

with Sem comentários

Os diferentes tipos de chocolates explicados.

Sabias que são 4 os tipos de chocolate mais conhecidos? É verdade, querido amante do chocolate. Mas afinal, o que distingue cada um deles? O chocolate branco é mesmo considerado chocolate e o chocolate preto é sempre saudável? Será que o chocolate de leite contém mesmo leite? E que tipo de chocolate é esse que é cor-de-rosa? A verdade é que cada tipo de chocolate tem um sabor diferente, que varia consoante a forma como o mesmo é produzido. A acidez, textura, entre outros fatores podem alterar, mas todos têm algo em comum: todos têm cacau na sua composição – assim se define o chocolate.

 

Chocolate Preto

 

O chocolate preto/ amargo está, geralmente, associado ao chocolate com maior qualidade e também ao mais saudável. Este é, essencialmente, feito de grãos de cacau, açúcar em quantidades variáveis e manteiga de cacau. Mas o que define a qualidade deste chocolate é a percentagem de cacau aplicada, bem como a qualidade do próprio cacau.

 

Chocolate de Leite

 

Feito de forma semelhante ao chocolate preto/amargo, mas com a adição de leite em pó. É esta combinação do leite, manteiga de cacau e açúcar que torna este chocolate mais doce e cremoso, pois a adição de leite em pó suaviza o sabor intenso do cacau.

O chocolate de leite geralmente tem uma percentagem menor de cacau que o chocolate preto e uma percentagem maior de manteiga de cacau e açúcar. Também a qualidade do chocolate de leite depende da qualidade do leite utilizado.

 

Chocolate Branco

 

Sim, o chocolate branco é um tipo de chocolate! E, embora seja o oposto do chocolate preto na cor, não o é nos ingredientes. Também ele é feito com cacau, sendo o seu principal ingrediente principal a manteiga de cacau. Contém também mais leite em pó, açúcares refinados e aromatizantes.

 

Chocolate Rubi

 

Embora para a maioria existam apenas 3 tipos de chocolate, a verdade é que os mais conhecidos tipos de chocolate são 4. Mas o chocolate rubi entrou recentemente no mercado. Os grãos usados ​​para produzi-lo são chamados de “a quarta variedade de cacau”. O rubi é feito de um grão de cacau raro encontrado apenas no Equador, Costa do Marfim e Brasil. Não há corantes ou aromatizantes usados. A cor e o frutado da baga estão naturalmente presentes nos grãos do cacau rubi.

Muitos tipos de grãos de cacau crus têm um tom rosado que se perde na fermentação. Ao criar um processo que evita a fermentação, os fabricantes de chocolate rubi conseguiram preservar a cor e criar uma nova oportunidade. A fermentação também é responsável pelo desenvolvimento do sabor que conhecemos como chocolate. Também ele contém na sua composição manteiga de cacau e açúcar.  |

 Pode ler mais informação sobre cada um dos chocolates na Publicação original.

 

Leave a Reply